PROGRAMA SULCATARINENSE EDUCANDO PARA CRESCER
A Sulcatarinense sabe que a educação é um direito humano e essencial para o desenvolvimento de todos. Por esse motivo, desde 2004 investe na promoção da educação de jovens e adultos, em parceria com o SESI. A Sulcatarinense foi a primeira empresa de Santa Catarina a colocar em prática o programa Por Um Brasil Alfabetizado, do Governo Federal. Em 2013, a partir da adesão ao Movimento A Indústria pela Educação, liderado pela FIESC, a empresa passou a promover escolarização básica e educação continuada com mais benefícios voltados ao trabalhador e membros da comunidade.
A metodologia utilizada é a de ensino modularizado, em que o conteúdo das disciplinas é trabalhado em forma de projetos, com frequência de duas aulas semanais. O curso é oferecido em formato de supletivo e tem duração de dois anos, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. Resultado: 116 formados.
Diferenciais do Programa:
Totalmente gratuito;
Sistema de módulos com livros gratuitos;
Professores especializados;
Acompanhamento pedagógico sistematizado;
Sistema de Avaliação de Competências desenvolvido pelo SESI com a UNESCO e o Instituto Paulo Freire;
Disponibilização da Carteira de Estudante;
Laboratório Móvel de Ciências, Física, Química e Biologia;
Sala de aula equipada com computadores, datashow, TV, biblioteca e ar condicionado;
PROJETO PESCAR – UNIDADE JOSÉ PORTELLA NUNES
Com o intuito de valorizar os talentos da comunidade e beneficiar a população jovem de Biguaçu, oferecendo cursos gratuitos nas áreas da mecânica e construção civil, em 2003 a Sulcatarinense tornou-se uma das unidades do Projeto Pescar. Parceira e mantenedora do projeto, a Unidade José Portella Nunes – Sulcatarinense, através do Curso de Iniciação Profissional em Segurança do Trabalho, objetiva a criação e ampliação das condições de acesso ao mercado de trabalho para jovens da comunidade de Biguaçu, buscando a qualificação profissional aliada à formação para o desenvolvimento pessoal e para a cidadania.
Entre os benefícios para os jovens que participam do projeto está o primeiro contato com o universo do trabalho; mudança de vida de toda a família; oportunidade de conviver e aprender com a cultura organizacional e a conquista, ao final do curso, do Certificado de Qualificação Profissional, podendo, inclusive, ser contratados como colaboradores pela empresa. Durante o curso, que tem duração de um ano, os jovens recebem não apenas capacitação profissional, que varia de acordo com o ramo que a empresa atua, como também recebem orientações sobre cidadania, meio ambiente e família. A Unidade José Portella Nunes já formou 163 jovens entre 16 e 19 anos, em dez turmas do projeto e, atualmente, 90% deles estão inseridos no mercado de trabalho.
O curso é desenvolvido em 900 horas, nas quais 60% do tempo são voltados para a aprendizagem sobre cidadania e 40% para o ensino técnico. O resultado é a formação de jovens mais aptos para o mercado de trabalho, responsáveis e em busca constante do seu amadurecimento profissional. Durante o período das aulas, os jovens participam do dia a dia da empresa e, dessa forma, a identificação dos talentos a serem absorvidos é facilitada. Assim, a empresa acaba investindo também na qualificação de futuros profissionais, além de participar do desenvolvimento de um programa de responsabilidade social reconhecido nacional e internacionalmente.
CAMPANHAS SOCIAIS
Com o objetivo de unir forças e praticar a solidariedade de forma integrada, incentivando o voluntariado dentro da empresa e na comunidade, a Sulcatarinense realiza, anualmente, campanhas de arrecadação que beneficiam idosos, crianças, deficientes e famílias carentes, dentre outros grupos em situação de vulnerabilidade social, que fazem parte da comunidade de Biguaçu e das cidades onde estão localizadas as obras da empresa.
Campanha do Agasalho – Realizada na estação do outono, a campanha visa atender moradores de rua por meio de instituições especializadas no atendimento dessas pessoas.
Campanha do Leite – Acontece no inverno, haja vista que é a estação de maior consumo da bebida e, por isso, a campanha visa beneficiar lares de crianças e idosos.
Campanha do Brinquedo – Referenciando o Dia das Crianças, a campanha objetiva arrecadar brinquedos, novos e usados, e doces que são distribuídos em ações nas creches, escolas e lares de crianças.
Campanha Natal Solidário – Tem como objetivo presentear crianças carentes que moram em abrigos temporários. Os colaboradores adotam cartas enviadas pelas crianças, dispostas na árvore de Natal da Sede da Sulcatarinense, e participam da entrega dos presentes que acontece nas vésperas do Natal.
Campanha do Lacre – A Sulcatarinense é voluntária do projeto “Lacre Amigo”, idealizado pela Autopista Litoral Sul, do Grupo Arteris, que consiste na arrecadação de lacres de latinhas em garrafas PET de 2 litros. A cada 100 garrafas é possível trocá-las por uma cadeira de rodas e beneficiar pessoas necessitadas. A campanha é permanente e conta com a participação dos colaboradores da Sulcatarinense e da AASSC – Associação de Apoio à Saúde de Santa Catarina.